Oi gente, até que enfim as sonhadas férias *-*' Mais uma vez, viemos mostrar a vocês os motivos pelas queimadas(http://www.oeco.com.br/reportagens/24108-pista-em-chamas)...Confira:
Quem costuma trafegar pelas estradas brasileiras sabe que o fogo na beirada da pista é situação comum, não importa a região do país. Além de ser grande fator de acidentes, devido à diminuição da visibilidade por causa da fumaça, as queimadas nas áreas limítrofes das rodovias também contribuem grandemente para a perda da biodiversidade, aumento da erosão e emissão de gases estufa para a atmosfera, porém há um fator em comum entre elas: todas são provocadas pela ação do homem.
Com experiência de 24 anos na análise de falha em máquinas e equipamentos mecânicos, Viana percebeu que os focos poderiam ser gerados pelos próprios veículos, já que muitas vezes ocorrem em áreas sem ocupação humana.O fato de muitas vias não possuírem acostamento e de a ultrapassagem ser comum pelo lado direito colaboram para a situação, já que o material incandescente expelido - que pode chegar a uma temperatura entre 400°C a 600°C - sai mais próximo da vegetação. Por meio de observação, ele percebeu que os focos acontecem mais freqüentemente em curvas e aclives, isso porque o veículo, segundo ele, trepida na hora de reduzir a marcha para efetuar as manobras, provocando o descolamento da fuligem que estava grudada no escapamento.
A alternativa para solucionar o problema seria substituir a frota de caminhões velhos por veículos mais novos. Como essa medida tende a demorar muitos anos para ser efetuada, Viana propõe outra saída, muito mais simples e que poderia ser facilmente implementada se houvesse interesse do poder público em criar ações de incentivo para isso. “O escapamento dos caminhões poderia ser voltado para baixo, e não para o lado, mudando a direção dos flocos de fuligem que se despregam”.
~~Estamos de dedos cruzados para que tudo melhore, abraços EcoGirl Nick =]
''comentem
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